Enviar Sugestão ou Reclamação

X
Nome Telefone E-mail
Administração
Secretaria
Autarquia
Dica, Sugestão ou Reclamação Enivar fotos
Enviar Sugestão ou Reclamações

Alô GDF - cuidando da sua cidade

PUBLICIDADE

Ibaneis retira do Detran licitação de semáforos: “Mais transparência”

10/05/2019 14:58

Contrato passará a ser gerido pela Secretaria de Segurança Pública. Decisão ocorre um dia após a exoneração do diretor-geral, Fabrício Moura

Ibaneis retira do Detran licitação de semáforos: “Mais transparência”
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

O polêmico contrato dos semáforos do Departamento de Trânsito (Detran), peça central da queda do ex-diretor-geral Fabrício Moura, será transferido da autarquia para a Secretaria de Segurança Pública. Segundo o governador Ibaneis Rocha (MDB), o chefe da pasta, Anderson Torres, terá a obrigação de destravar a licitação.

O serviço, atualmente, é gerido por um contrato emergencial com a Sitran, companhia de propriedade de Lourival Ferreira Gomes, irmão do deputado distrital José Gomes (PSB), conforme revelou o Metrópoles nesta sexta-feira (10/05/2019). Rodeado por suspeitas de irregularidades, o documento é objeto de investigação da Controladoria-Geral do DF (CGDF).

“A Sitran está dentro do Detran, pelo menos que eu saiba, há 30 anos. Isso certamente é um ambiente que tem de ser modificado. Não estou condenando a empresa de maneira nenhuma. A única coisa que estou dizendo é que nós temos que buscar novos modelos”, ponderou.

Ao anunciar a mudança, Ibaneis também aproveitou para defender a indicação de Alírio Neto (PTB) ao comando do órgão. Desde o anúncio, funcionários públicos do Detran criticam abertamente a escolha do personagem, que não faz parte do quadro de pessoal da autarquia.

Multas
Segundo o emedebista, atualmente o dinheiro das multas não se converte em melhora na educação do trânsito ou na manutenção dos semáforos.

“Já que os servidores que estão lá são contra a modernidade e as empresas que estão lá há muito tempo querem permanecer no passado porque estão ganhando dinheiro para poder consertar semáforo na rua, nós vamos mudar isso agora. Eu levo para a Segurança, faço a licitação e depois devolvo para o Detran administrar”, explicou.

Sobre a indicação de Alírio, Ibaneis mostrou tranquilidade pela manutenção do novo diretor-geral, mesmo quanto ao processo de improbidade que ele responde na Justiça. Para o emedebista, a absolvição é certa. “É a resistência de quem não quer a mudança do órgão”, resumiu.

“Faça o questionamento de quem é bem tratado no Detran hoje. Vá para a população, ao usuário e pergunte se eles estão satisfeitos com serviço que é prestado hoje. Eu estou aqui para prestar serviços à sociedade, e os servidores têm de entender que eles são servidores públicos: estão aí para servir ao público e têm de ter consciência que estão servindo mal o público do DF”, arrematou.

A transferência da licitação para a Secretaria de Segurança foi anunciada um dia depois de Ibaneis exonerar Fabrício Moura da direção-geral do Detran. Após denúncias, a concorrência para manutenção e troca de semáforos passou a ser investigada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).


Confira a matéria na integra no link a seguir :

https://www.metropoles.com/distrito-federal/ibaneis-retira-do-detran-licitacao-de-semaforos-mais-transparencia

Fonte: FRANCISCO DUTRA
Foto: RAFAELA FELICCIANO
Edição: Pedro Wolff

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Ibaneis retira do Detran licitação de semáforos: “Mais transparência”

Enviando Comentário Fechar :/