Enviar Sugestão ou Reclamação

X
Nome Telefone E-mail
Administração
Secretaria
Autarquia
Dica, Sugestão ou Reclamação Enivar fotos
Enviar Sugestão ou Reclamações

Alô GDF - cuidando da sua cidade

PUBLICIDADE

Projeto da CLDF propõe que pacientes internados no DF recebam visitas de pets

03/04/2019 14:53

Deputados autores da proposta defendem que medida ajuda na recuperação dos pacientes.

Projeto da CLDF propõe que pacientes internados no DF recebam visitas de pets
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Um projeto de lei da Câmara Legislativa do Distrito Federal quer permitir que pacientes internados em hospitais públicos e privados possam receber a visita de animais de estimação. A proposta é de autoria dos deputados distritais Robério Negreiros (PSD) e Eduardo Pedrosa (PTC), e ainda está em tramitação nas comissões da Casa.

Os autores do texto defendem que a medida ajuda na recuperação física e emocional dos pacientes internados, por meio da chamada Pet Terapia. A matéria estabelece que cada unidade de saúde poderá decidir as normas para as visitas.

Segundo o projeto, o pedido para a entrada dos animais de estimação nas unidades de saúde deverá ser feito pelo médico responsável pelo paciente. Para justificar a medida, os parlamentares listaram hospitais de São Paulo que trabalham com a Pet Terapia e apresentaram "bons resultados terapêuticos".

Na relação desses centros de saúde, estão o Hospital Albert Einstein, o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas e o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

Em fevereiro deste ano, pacientes do Hospital da Criança, em Brasília, receberam a visita do cavalo Oportuno do Rincão. Ele foi foi levado por militares dos Dragões da Independência para dentro da enfermaria onde ficam crianças e adolescentes internados para tratamentos de alta complexidade.

O animal, de 500 quilos, faz parte do Regimento de Cavalaria da Presidência da República. Durante um mês ele foi treinado para entrar no hospital onde encantou profissionais de saúde e arrancou sorrisos de pacientes.

O deputado distrital Eduardo Pedrosa (PTC) afirmou que o contato com os animais ajuda a evitar a depressão: "A proximidade com o lar é muito importante para essas pessoas”.

Na proposta, Robério Negreiros (PSD) escreveu que "a visita hospitalar dos pets colabora de forma significativa para a recuperação, uma vez que o contato físico e o carinho dos pets contribuem para a produção de serotonina, que auxilia na recuperação clínica dos pacientes".

Tramitação
Desde o dia 25 de março, o projeto está na Comissão de Educação, Saúde e Cultura, que já tem um relator: o deputado distrital Reginaldo Veras (PDT).

Antes de ser aprovado, o assunto ainda terá de ser discutido nas comissões de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo e de Constituição e Justiça .

Ao fim da tramitação, o texto ainda pode ser vetado total ou parcialmente pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).


Confira a matéria na integra no link a seguir :

https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2019/04/03/projeto-da-cldf-propoe-que-pacientes-internados-no-df-recebam-visitas-de-pets.ghtml

Fonte: Maria Ferreira
Foto: Dragões da Independência/Divulgação
Edição: Pedro Wolff

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Projeto da CLDF propõe que pacientes internados no DF recebam visitas de pets

Enviando Comentário Fechar :/