Enviar Sugestão ou Reclamação

X
Nome Telefone E-mail
Administração
Secretaria
Autarquia
Dica, Sugestão ou Reclamação Enivar fotos
Enviar Sugestão ou Reclamações

Alô GDF - cuidando da sua cidade

Cruzeiro – RA XI Enviar Dica, Sugestão ou Reclamações

Cláudio
Administrador da Cidade

Cláudio Simões dos Santos

Profissão:

Felippe Rodrigues é natural de Irecê, na Bahia. Formado em Música, mora na quadra 2 do Cruzeiro Velho com a artista plástica Vivi Dourado, que foi a responsável pela revitalização das paradas de ônibus do Cruzeiro. Chegou em Brasília nos anos 90, quando estudou no CEMI Cruzeiro. Entre 2015 e 2018 teve um ateliê de arte localizado no Cruzeiro Center.

Cruzeiro – RA XI

DADOS GERAIS

Gentílico: cruzeirense

Área: 2,58 km²

População estimada: 33.539 (PDAD2016)

Aniversário da cidade: 30 de novembro 

Distância do centro de Brasília: 8km 

CONHEÇA O CRUZEIRO

A ocupação do Cruzeiro ocorreu em 1955 nas terras da Fazenda Bananal (área desapropriada para a construção da nova capital) para abrigar funcionários públicos do Rio de Janeiro transferidos para Brasília. Em 1958, começaram as primeiras construções de casas geminadas para receber esse pessoal.

Concebido como parte do Plano Piloto, o Cruzeiro foi fundado em novembro de 1959. A equipe de Lucio Costa foi responsável pelo projeto urbanístico do local e do nome inicial, Setor de Residências Econômicas Sul (SRES), atual Cruzeiro Velho. No final dos anos 1960, o setor vizinho, o Cruzeiro Novo, deu nova conformação ao desenho urbano, habitado por funcionários do GDF e da iniciativa privada. No decênio seguinte, com a implantação da Área Octogonal Sul; o setor ganha, então, uma nova configuração.

Em 1988, o projeto Brasília Revisitada concebeu o Setor de Habitações Coletivas Sudoeste (SHCSW), criado, em 1989, como parte do Cruzeiro.

A Região Administrativa do Cruzeiro foi criada pela Lei nº 049 em 25 de outubro de 1989, que a definiu como RA XI por desmembramento da RA I – Brasília.

Em 06 de maio de 2003, uma nova configuração é dada ao Cruzeiro, que por desmembramento de área, perde os Setores Sudoeste/Octogonal, compondo a Região Administrativa XXII, pela Lei nº 3.153/2003.

A Região Administrativa do Cruzeiro encontra-se dentro da Poligonal de tombamento do Plano Piloto e desde 1992 é considerada Patrimônio Histórico e Artístico da Humanidade, conforme prevê o Decreto-Lei no 25 de 30/11/37, e a Portaria nº 314 de 08/10/92, do atual Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Ministério da Cultura.

A região é formada pelas áreas urbanas do Cruzeiro Velho e Cruzeiro Novo com uma população urbana estimada, para 2016, em 33.539 habitantes

 

PONTOS DE REFERÊNCIA

Cruzeiro Velho 

​Administração Regional do Cruzeiro 

Cruzeiro Center 

Centro Comercial do Cruzeiro 

Centro Cultural Rubem Valentim – Bliblioteca Pública 

Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (ARUC)

- Cruzeiro Novo

Feira Permanente 

Complexo Esportivo 

Centro de Convivência do Idoso (CCI) 

Terminal Rodoviário 

Três Quadras – Conjunto de quadras esportivas

Endereço: Área Especial H Lote 08 Cruzeiro Velho CEP: 70.640-680


Germana Gabriella Bezerra de Brito

asplan.cruzeiro@gmail.com

(61) 3462-8325

PUBLICIDADE
alô GOVERNADOR
alô GOVERNADOR
alô GOVERNADOR
alô GOVERNADOR